quarta-feira, 2 de junho de 2010

Centenário do TJA agora é oficial...CAPA MERECIDA NO JORNAL O POVO.. APRESENTAÇÃO DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ NA COMEMORAÇÃO DE 100 ANOS DO TJA DIA 01/06/2010

Janaína Bras Especial para O POVO janainabras@opovo.com.br  02 Jun 2010

``Não existe arte sacra ou profana. Toda arte é sacra``. As aspas do ator cearense Ricardo Guilherme calham bem com o a celebração que ocupou o pátio de Theatro José de Alencar na manhã de ontem. Uma benção ecumênica foi oferecida à única casa de espetáculos centenária da Capital como abertura do mês em que se comemoram seus 100 anos.

CAPA MERECIDA DO JORNAL O POVO NO DIA 02/06/2010.. APRESENTAÇÃO DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ NA COMEMORAÇÃO DE 100 ANOS DO TJA DIA 01/06/2010
A partir de ontem, as portas do TJA estão abertas todos os dias com eventos artísticos cearenses, brasileiros e internacionais gratuitos. ``O Theatro precisa ser o lugar onde qualquer pessoa, independente de credo e de classe social, deve se sentir bem acolhida. Aqui é um lugar de passeio, de encontro``, destaca a diretora do Centro Cultural, Izabel Gurgel. A medida é esperada da atual gestão do Theatro, conhecida por bem receber o público amador das artes através de variada programação gratuita.
Na manhã de ontem, o hall de entrada foi ocupado por funcionários da velha guarda da casa, representantes das religiões convidadas, além de curiosos. A estudante Cássia Vasconcelos vinha ao TJA se informar a respeito do Curso de Princípios Básicos de Teatro quando foi surpreendida pela prece de Mãe Décia de Iemanjá. Deixou-se ficar de mãos dadas com os presentes até o fim da solenidade e só então se encaminhou ao Cena, anexo da casa onde acontecem os cursos.
``Não tenho uma relação muito íntima com esse espaço, mas quero começar agora. Nem sabia que estava acontecendo isso``, esclareceu ela. ``É bem diferente do meu tempo, e acho importante que seja assim. O livre acesso das pessoas ao Theatro desmistifica a arte e forma mais artistas``, destaca o condecorado bailarino Hugo Bianchi, sempre presente nos jardins, porões e palcos do lugar.

Velha Guarda
Como Hugo, os rostos conhecidos do Theatro não perdem o zelo nem o respeito que resguardam o TJA ao longo de tantos anos. Sempre a postos nos mais variados eventos, Mauro Coutinho, José Brasil, Palhaço Trepinha, Ana Maria, Cilena Flanklin... são as caras do amor à casa de espetáculos mais portentosa e antiga de Fortaleza.
``Não me aposento porque não quero morrer. Passo mais tempo aqui do que em casa e me sinto muito responsável em cuidar daqui``, desabafa Coutinho, chamado carinhosamente de ``meu véi`` pela diretora Izabel, e figura querida dos frequentadores assíduos do Theatro.

E-Mais
 A programação na íntegra será divulgada pela casa amanhã em coletiva com presença do secretário de cultural do Estado do Ceará, Auto Filho.
Os horários de funcionamento especial para junho são: de segunda a sexta a partir das 8 horas, nos sábados e domingos, a partir das 13 horas.
Por hora, já se sabe que as visitas guiadas serão gratuitas este mês. Os horários de segunda a sexta são: 8, 9, 10, 11, 13, 14, 15, e 16 horas. Nos fins de semana, a primeira visita acontece às 13 horas. Não é necessário agendar, a menos que se queira ir em grupo. Nesse caso, ligue para 3101.2567.
Para o dia 17 de julho, data do centenário, a programação terá 24 horas ininterruptas.
O sábado será palco de cortejos e reisados na praça José de Alencar. No domingo, café da manhã seguido de passeio ciclístico por ruas e praças do Centro.

APRESENTAÇÃO DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ NA COMEMORAÇÃO DE 100 ANOS DO TJA DIA 01/06/2010


GOSTARIAMOS DE AGRADECER AO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR E EM ESPECIAL A DIRETORA DESTA CASA IZABEL GURGEL E A TODOS QUE FAZEM ESTA CASA PELO CONVITE DA NOSSA APRESENTAÇÃO ONTEM NA COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DO TJA.


AGRADECEMOS TAMBEM A CADA COMPONTENTE QUE VESTE A CAMISA DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ(BATUQUE, CANTO, DANÇA E PRODUÇÃO..) QUE SEM VCS NÃO TERIAMOS O BRILHO DESTA FESTA...



NOSSOS AGRADECIMENTOS EM ESPECIAL A IMPRENSA DE FORTALEZA(JORNAL E TV)AO JORNAL O POVO, TV JANGADEIRO, TV CEARÁ E TV O POVO SEMPRE PELO APOIO E CONFIANÇA NO NOSSO TRABALHO...É COM MUITA ALEGRIA QUE ONTEM COMUGAMOS COM ESTE MOMENTO HISTÓRICO ÍMPAR DE CULTURA, PAZ , RELIGIOSIDADE E LUZ INDEPENDENTE DE RAÇA E RELIGIÃO...


FINALIZO COM ESTA FRASE QUE RESUME BEM AS PALAVRAS DO PAI WAGNER E DE IZABEL GURGEL...

“"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
Nelson Mandela

MUITA PAZ, LUZ, FORÇA, FÉ E ESPIRITUALIDADE..

QUE A LUZ DE MAMÃE OXUM ILUMINE A TODOS COM MUITA PAZ , SAÚDE , LUZ E AMOR..

Orayêyê, Oxum!

Oxum Odolá..lá vem, lá vem Oxum Odolá...

AFOXÉ OXUM ODOLÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário