domingo, 5 de setembro de 2010

FESTA DE COMEMORAÇÃO À COSME E DAMIÃO E ANIVERSÁRIO DE 1 ANO DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ E LANÇAMENTO DO AFOXÉ OXUM MENINA PARA CRIANÇAS.



Viva Cosme e Damião!


DIA DE COSME E DAMIÃO\\ 26 de setembro, às 15h, no Parque da Liberdade (Cidade das Crianças)

Dia de cores e alegria. De doar e receber doces e brinquedos. Quem é devoto dos Santos Gêmeos já sabe: quando chega 27 de setembro é hora de distribuir guloseimas para as crianças e agradecer as bênçãos recebidas por eles.

Para celebrar a data respeitando a tradição católica que se misturou às religiões afro-brasileiras, o Afoxé Oxum Odolá decidiu organizar uma festa em reverência ao santos. Ao tempo em que faz a alegria da criançada, o Afoxé também comemora seu aniversário de um ano e também o lançamento do AFOXÉ OXUM MENINA para crianças.

A celebração será no Parque da Liberdade, também conhecido como Cidade da Criança, a partir das 15h, e contará com os batuques do Afoxé, de grupos amigos e com brincadeiras e brindes para as crianças presentes. A festa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Coppir.

A devoção a São Cosme e Damião, padroeiros dos médicos, farmacêuticos e das crianças, foi trazida para o Brasil pelos portugueses e misturou-se com o culto aos orixás-meninos (Ibejis ou Erês) da tradição africana iorubá. Segundo a lenda africana, os orixás-crianças são filhos de Iemanjá, a rainha das águas, e de Oxalá, o pai de toda a criação. Outras tradições atribuem a paternidade dos gêmeos a Xangô, tanto que a comida servida aos Ibejís ou Erês é a mesma oferecida a Xangô, o senhor dos raios: o caruru.

É por isso que é costume, no dia 27, as crianças saírem às ruas para pedir doces e esmolas em nome dos santos e as famílias aproveitarem para fazer um grande almoço, servindo a comida típica da data, o “caruru dos meninos”.

Serviço

Festa de São Cosme e Damião – Dia 26,às 15h, no Parque da Liberdade (Cidade das Crianças). Mais informações: (85) 8845.9423 -3223 6656.

Um comentário: