domingo, 11 de abril de 2010

INFORMAÇÕES DOS ENSAIOS DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ AOS DOMINGOS

INFORMAÇÕES DOS ENSAIOS DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ
AOS DOMINGOS



AMIGO(a) DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ,
Os ensaios do afoxé Oxum Odolá acontecem nos domingos às 15 hs no Parque das crianças.Somente o último domingo de cada mães será realizadoo ensaio no Passeio Público às 15 hs.
Iniciaremos os ensaios com novidades percussivas. Estaremos dando atenção maior aos tambores de mão. Vamos trabalhar no início do ensaio com mais calma, dando ênfase a técnica de bater e exercícios para cadenciar melhor nosso ijexá. Este é o primeiro momento da novidade.
O segundo momento é o retorno aos ritmos do nagô, tocados em ilús.

Nossa meta será praticar pelo menos dois ritmos por ensaio,alternando-os conforme vamos absorvendo.

O nagô é a nação do nosso afoxé, os seus ritmos são lindos e um diferencial para os grupos de afoxé e ainda grupos afros do ceará. Após absorção, poderemos iniciar trabalhos de dança específicas para estes ritmos, trazendo pro nosso show com um aspecto mais de espetáculo.

É só chegar que o coração de Oxum é grande... e tem espaço para quem quiser dançar, cantar, tocar um instrumento e conhecer melhor o toque Ijexá


CONTAMOS COM SUA PRESENÇA..


Orayêyê, Oxum! Oxum Odolá..lá vem, lá vem Oxum Odolá...


MUITA PAZ, LUZ, FORÇA, FÉ E ESPIRITUALIDADE..
QUE A LUZ DE MAMÃE OXUM ILUMINE A TODOS COM MUITA PAZ , SAÚDE , LUZ E AMOR..
Orayêyê, Oxum! Oxum Odolá..lá vem, lá vem Oxum Odolá...




3 comentários:

  1. ola,,adoro afoxe e toda a cultura afrodescendente...se puder passo por la e entro mais em contatro com a riqueza do universo negro.....estadodepoeta@gmail.com

    antonio viana

    ResponderExcluir
  2. Passeio Público inicia projeto Ensaio Aberto no domingo
    Começa neste domingo (11), a partir das 15h30, o projeto Ensaio Aberto, realizado no Passeio Público, com o grupo de afoxé Acabaca. Nos próximos domingos, dias 18 e 25, vão se apresentar os grupos de afoxé Filhos de Oyá e Oxum Odolá, respectivamente.
    No projeto Ensaio Aberto, a praça mais antiga e arborizada de Fortaleza recebe grupos de todos os estilos musicais (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros) para realizarem seus ensaios. O público terá a oportunidade de dançar, cantar e aprender a tocar os instrumentos dessa manifestação cultural afrodescendente.
    Sobre os afoxés
    Os afoxés são grupos tradicionais que levam a cultura e a religiosidade negras para os espaços públicos, com a missão de divulgar e desmistificar. A palavra afoxé é de origem Yorubá. É composta por três termos: “a”, prefixo nominal; “fo”, que significa dizer, pronunciar; e “xé”, que significa realizar. Para Antonio Risério, poeta e antropólogo, afoxé quer dizer “o enunciado que faz acontecer”, "a fala que faz". As principais características são as roupas nas cores do orixá guardião do afoxé, as cantigas em Yorubá e os instrumentos de percussão (atabaques, agogôs, agbês, afoxés e xequerês).
    SERVIÇO
    Projeto Ensaio Aberto, com os grupos de afoxé Acabaca, Filhos de Oyá e Oxum Odolá .Todos os domingos de abril, apartir das 15h30 Passeio Público
    Rua Doutor João Moreira, s/n - Centro.Mais informações: http://www.fortaleza.ce.gov.br/cultura/

    ResponderExcluir
  3. Vão acomodar a puta que os pariu!E quem tiver incomodado que chegue mais perto, que é preciso conversar, bater um papo legal. Um bom... E os acomodados... Que se retirem,saiam,caia fora seu besta, seu abestado!Vai ficar ai é, feito mulamdo dessas carniças?
    Vamos provocar!Arg!É mais bonito, cantar a vida em maracatus, sambas, rocks, em batucadas, uma canção na viola, na batida, um poema pela língua afiada de um inconformado, um livro bom, um filme legal, uma conversa, um encontro, um esquete, uma arte bonita, um passeio, uma viagem, uma festa. É dizer que não precisamos de mais comida lixo, nem de medo, nem de susto, nem de seu atestado de mediocridade, nem de identidade; olhe no meu rosto, quem sou?Sou eu e ai!Precisamos dançar a vida, na vida, com vida, de beleza (o que é feio eu não quero) queremos ficar livres de suas imposições, de sua s palminhas de guiné, dessas cenas absurdas de violência produzida, do espetáculo que todos somos colocados a interpretar uma personagem - Riso por fora, desespero por dentro!
    Chega!É aqui que eu paro, vou trilhar outro caminho, que não seja o do dinheiro, do poder, do pacto dos babacas, da sujeira que é!
    Pare você mesmos ai!O sinal não estÁ vermelho aonde que Iremos chegar, mas agora está VERDE e todos passam por cima uns dos outros, atropelam...
    Acomodações ou provocações?
    Acomodações; se essa é a sua vontade, aproveite bem a sua bosta e coloque mais açúcar, seu fela!
    Provocações; precisamos bater um papo e nos conhecer por toda a vida!
    Postado por BLOG provocações

    ResponderExcluir