quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Oxum

OXUM...

Oxum. Tem gente que sabe o que é. Tem gente que só desconfia. Mas eu acredito que você pode ser um daqueles que não faz a menor idéia do que eu estou falando. 

Riqueza, beleza e projeção social. Essa é a deusa dos rios, ninfa da cultura yorubana. É a dona do ouro! Mãe da água doce, rainha das cachoeiras, deusa da candura. Orixá da prosperidade e da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança - ainda como feto. É a dona do ovo também! - a maior célula viva. 

Mas isso tem uma explicação... calma lá!

Pra quem quer conhecer a história, a internet está aí, com um material muito bacana e completo. Tem também umas imagens muito bonitas. E você pode conhecer sobre toda essa cultura - que tanto influenciou a nossa - e desfazer alguns pré-conceitos. 

Bom... vamos aos fatos! Vou colocar aqui algumas "versões" da história dessa deusa. Vale mencionar que ela também é considerada a deusa do Amor!


Na wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Oxum)

Oxum, Oyá e Obá eram esposas de Xangô. Obá queria fazer uma comida que agradasse o marido, mas não sabia por onde começar. Era a vez da segunda esposa, Oxum, cozinhar, e confusa, Obá lhe pergunta o que ela irá fazer para o marido em comum. Oxum responde que fará uma sopa que Xangô amava: Sopa de Orelha. Com isso, Oxum disse ter dessepado sua orelha e posto na sopa, mas na verdade pôs cogumelos. Xangô comeu feliz e agradeceu a Oxum. Na vez de Obá, a mesma decepou a própria orelha direita e deu para o marido comer na sopa. Xangô ficou irado com ela. E neste momento, Oxum tirou um turbante da cabeça revelando as duas orlhas intactas. Por esse motivo, filhas de Oxum, e filhas de Obá, têm tendência natural a de odiarem.



Yorubana (http://www.yorubana.com.br/orixas/oxum.asp)

Conta-se que quando os orixás chegaram à Terra, costumavam se reunir sem a presença das mulheres. Aborrecida por não poder participar das deliberações, Oxum preparou sua vingança, trazendo a esterilidade às mulheres. Os orixás buscaram ajuda de Olodumaré, que explicou que sem  a presença de Oxum nada poderia dar certo. Dengosa, ela demorou a aceitar o convite para que participasse das reuniões, mas finalmente concordou, e a fecundidade voltou.


A gente tem que saber sempre mais:
http://dofonodelogum.sites.uol.com.br/oxum.html
http://guardioesdaluz.sites.uol.com.br/oxumafro.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário