sexta-feira, 18 de junho de 2010

100 ANOS DO THEATRO JOSE DE ALENCAR...PARTE II






100 ANOS DO THEATRO JOSE DE ALENCAR...PARTE I

Um dia de festejos que transformou a Praça Jose de Alencar em extenção do palco do theatro, o cearense amanheceu com Fortaleza em festa.
100 anos do nosso theatro retratando a cultura. parabéns a todos que participaram e em especial ao grupo do Afoxé Oxum Odolá.
Parabéns a todos os cearenses que com esse nosso " jeitinho de ser cearense" comemoramos esse nosso icone cultural.




domingo, 13 de junho de 2010

BREVE AFOXÉ OXUM MENINA!!! INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CRIANÇAS




BREVE AFOXÉ OXUM MENINA!!!

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CRIANÇAS (A PARTIR DE 8 ANOS ATÉ 15 ANOS)




INFORMAÇÕES SOBRE O AFOXÉ OXUM MENINA
E-MAIL: afoxeoxumodola@gmail.com
FONE: 8845 9423-3223 6656

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Centenário do TJA agora é oficial...CAPA MERECIDA NO JORNAL O POVO.. APRESENTAÇÃO DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ NA COMEMORAÇÃO DE 100 ANOS DO TJA DIA 01/06/2010

Janaína Bras Especial para O POVO janainabras@opovo.com.br  02 Jun 2010

``Não existe arte sacra ou profana. Toda arte é sacra``. As aspas do ator cearense Ricardo Guilherme calham bem com o a celebração que ocupou o pátio de Theatro José de Alencar na manhã de ontem. Uma benção ecumênica foi oferecida à única casa de espetáculos centenária da Capital como abertura do mês em que se comemoram seus 100 anos.

CAPA MERECIDA DO JORNAL O POVO NO DIA 02/06/2010.. APRESENTAÇÃO DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ NA COMEMORAÇÃO DE 100 ANOS DO TJA DIA 01/06/2010
A partir de ontem, as portas do TJA estão abertas todos os dias com eventos artísticos cearenses, brasileiros e internacionais gratuitos. ``O Theatro precisa ser o lugar onde qualquer pessoa, independente de credo e de classe social, deve se sentir bem acolhida. Aqui é um lugar de passeio, de encontro``, destaca a diretora do Centro Cultural, Izabel Gurgel. A medida é esperada da atual gestão do Theatro, conhecida por bem receber o público amador das artes através de variada programação gratuita.
Na manhã de ontem, o hall de entrada foi ocupado por funcionários da velha guarda da casa, representantes das religiões convidadas, além de curiosos. A estudante Cássia Vasconcelos vinha ao TJA se informar a respeito do Curso de Princípios Básicos de Teatro quando foi surpreendida pela prece de Mãe Décia de Iemanjá. Deixou-se ficar de mãos dadas com os presentes até o fim da solenidade e só então se encaminhou ao Cena, anexo da casa onde acontecem os cursos.
``Não tenho uma relação muito íntima com esse espaço, mas quero começar agora. Nem sabia que estava acontecendo isso``, esclareceu ela. ``É bem diferente do meu tempo, e acho importante que seja assim. O livre acesso das pessoas ao Theatro desmistifica a arte e forma mais artistas``, destaca o condecorado bailarino Hugo Bianchi, sempre presente nos jardins, porões e palcos do lugar.

Velha Guarda
Como Hugo, os rostos conhecidos do Theatro não perdem o zelo nem o respeito que resguardam o TJA ao longo de tantos anos. Sempre a postos nos mais variados eventos, Mauro Coutinho, José Brasil, Palhaço Trepinha, Ana Maria, Cilena Flanklin... são as caras do amor à casa de espetáculos mais portentosa e antiga de Fortaleza.
``Não me aposento porque não quero morrer. Passo mais tempo aqui do que em casa e me sinto muito responsável em cuidar daqui``, desabafa Coutinho, chamado carinhosamente de ``meu véi`` pela diretora Izabel, e figura querida dos frequentadores assíduos do Theatro.

E-Mais
 A programação na íntegra será divulgada pela casa amanhã em coletiva com presença do secretário de cultural do Estado do Ceará, Auto Filho.
Os horários de funcionamento especial para junho são: de segunda a sexta a partir das 8 horas, nos sábados e domingos, a partir das 13 horas.
Por hora, já se sabe que as visitas guiadas serão gratuitas este mês. Os horários de segunda a sexta são: 8, 9, 10, 11, 13, 14, 15, e 16 horas. Nos fins de semana, a primeira visita acontece às 13 horas. Não é necessário agendar, a menos que se queira ir em grupo. Nesse caso, ligue para 3101.2567.
Para o dia 17 de julho, data do centenário, a programação terá 24 horas ininterruptas.
O sábado será palco de cortejos e reisados na praça José de Alencar. No domingo, café da manhã seguido de passeio ciclístico por ruas e praças do Centro.

APRESENTAÇÃO DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ NA COMEMORAÇÃO DE 100 ANOS DO TJA DIA 01/06/2010


GOSTARIAMOS DE AGRADECER AO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR E EM ESPECIAL A DIRETORA DESTA CASA IZABEL GURGEL E A TODOS QUE FAZEM ESTA CASA PELO CONVITE DA NOSSA APRESENTAÇÃO ONTEM NA COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DO TJA.


AGRADECEMOS TAMBEM A CADA COMPONTENTE QUE VESTE A CAMISA DO AFOXÉ OXUM ODOLÁ(BATUQUE, CANTO, DANÇA E PRODUÇÃO..) QUE SEM VCS NÃO TERIAMOS O BRILHO DESTA FESTA...



NOSSOS AGRADECIMENTOS EM ESPECIAL A IMPRENSA DE FORTALEZA(JORNAL E TV)AO JORNAL O POVO, TV JANGADEIRO, TV CEARÁ E TV O POVO SEMPRE PELO APOIO E CONFIANÇA NO NOSSO TRABALHO...É COM MUITA ALEGRIA QUE ONTEM COMUGAMOS COM ESTE MOMENTO HISTÓRICO ÍMPAR DE CULTURA, PAZ , RELIGIOSIDADE E LUZ INDEPENDENTE DE RAÇA E RELIGIÃO...


FINALIZO COM ESTA FRASE QUE RESUME BEM AS PALAVRAS DO PAI WAGNER E DE IZABEL GURGEL...

“"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
Nelson Mandela

MUITA PAZ, LUZ, FORÇA, FÉ E ESPIRITUALIDADE..

QUE A LUZ DE MAMÃE OXUM ILUMINE A TODOS COM MUITA PAZ , SAÚDE , LUZ E AMOR..

Orayêyê, Oxum!

Oxum Odolá..lá vem, lá vem Oxum Odolá...

AFOXÉ OXUM ODOLÁ

Batuques e bênçãos abre mês de junho no TJA

Prestes a completar seu primeiro centenário no próximo dia 17, o Theatro José de Alencar (Centro) dá início ao mês de junho com uma programação inteiramente gratuita hoje (1º), já a partir das 8 horas.


A Banda de Música da Base Aérea de Fortaleza, sob a regência do capitão Gilson da Silva Gomes, dá as boas vindas ao público no saguão do local, abrindo caminhos para as bênçãos religiosas, às 8h30min, do reverendo Munguba Júnior e dos espíritas Neumar Vítor de Oliveira, Evaneuza Mendonça Vasconcelos e Mãe Décia de Yamanjá.


Às 12h30min, também no saguão, a cantora Bia Marques, do Projeto Grupo de Acessibilidade da secretaria estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social & STDS, apresenta o show Despedida. Passando para o pátio nobre, Grupo da Residência Artística de Brino Correia mostrará, às 17 horas, seu sapateado, seguido do grupo Sax in Cena. Após a Hora do Ângelus, com a interpretação da Ave Maria de Schubert pelo tenor Franklin Dantas, o encerramento, às 18h30min, ficará por conta do Afoxé Oxum Odolá (foto). O grupo, campeão do Carnaval de Fortaleza - categoria afoxés, irá mostrar seus batuques em reverência à orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.



SERVIÇO
Theatro José de Alencar - Praça José de Alencar, s/n - Centro. Programação gratuita. Outras info.: 3101 2583. JORNAL O  POVO - VIDA E ARTE DIA 01/06/2010.